segunda-feira, 11 de abril de 2011

Atalaia



No final de um culto da família de domingo à noite, me veio o seguinte conselho do pastor: Sabão, não suba mais no púlpito para tocar mascando chiclete. Fiquei pensativo, pois, fui tão discreto, como alguém percebeu isso (srsrsr). Logo depois o irmão Régis veio falar comigo e me disse que tinha sido ele quem disse isso para o pastor, pois esse meu ato tirou um pouco da atenção dele em relação aos louvores.
Depois de dias meditando sobre isso, conseguir entender que o ato do Régis foi de um verdadeiro Atalaia.


Mas, o que é um Atalaia?

Texto chave: Ezequiel 33:7
A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre à casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.

O Atalaia é um vigia. O atalaia surgiu da necessidade de evitar os perigos dos invasores e ladrões. Esses guardas desempenhavam um papel de grande responsabilidade, pois tinham que estar alerta durante todo o dia, não podiam vacilar em nenhum momento e quando desconfiavam de qualquer tipo de perigo os guardas tinham que tocar a trombeta, com o som da trombeta o povo da cidade ficava em alerta.

Os deveres do Atalaia:

·         Estar sempre vigilante: Qualquer descuido pode acarretar em grandes conseqüências na vida do cristão ou de toda a igreja.  O verdadeiro Atalaia deve vigiar de joelhos na madrugada, pedindo entendimento e discernimento a Deus para corrigir a si e seus irmãos.

·         Tocar a trombeta para avisar sobre qualquer perigo: Tocar a trombeta significa avisar seu irmão se este estiver fazendo algo errado e estiver achando normal, e para se tocar a trombeta precisa estar em constante vigilância.

·         O Atalaia não pode dar alarme falso: O alarme falso de um atalaia pode ferir uma alma. Da mesma forma que a palavra é uma só e não pode haver acréscimos ou inovações, o atalaia não pode tocar a trombeta se apenas achar que existe algo, mas sim apenas diante da certeza e confirmação de Deus.


   
O Atalaia deve ter visão de “Águia”


       Quando se aproxima uma tempestade as águias abrem suas asas, capazes de voar a uma velocidade de até noventa quilômetros por hora, e enfrentam a tormenta. Elas sabem que acima das nuvens escuras e das descargas elétricas, brilha o sol. 
Nessa luta terrível elas podem perder penas, podem se ferir, mas não temem e seguem em frente. Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima. Confiança que traduz certeza é o seu lema. Para além da tormenta, brilha o sol, e o sol elas buscam.


Que todos nós sejamos verdadeiros Atalaias. Que possamos estar sempre atentos as investidas do maligno sobre nossas vidas e sobre a vida de nossos irmãos, e que assim possamos os avisar para que o sangue de nossos irmão não seja requerido de nossas mãos.

Ezequiel 33:8
Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão.










Um comentário:

  1. Olha pessoal, como aprendemos agora a pouco com esse post, eu concordo como que está ai, mas vale lembrar que isso não se trata somente de ver o que acontece ao nosso redor, mas o que acontece conosco, devemos estar sempre atentos com nossas atitudes, com o nosso modo de agir, em como as pessoas nos vêem também... ser atalaia é estar 24 horas atento em como estamos vivendo, para que não venhamos agir como o mundo age..... abraços pessoal e obrigado por esse post Maravilhoso !!!!!

    ResponderExcluir