sexta-feira, 25 de março de 2011

O que é ser Levita?



Hoje em dia o título de “levita” é dado normalmente ao grupo de louvor de uma congregação. Mas o que é realmente ser um levita? E qual sua verdadeira função?
Primeiramente, ser um levita não é apenas ir à igreja, subir no púlpito e cantar ou tocar. As escrituras afirmam em Oséias 4.6 “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”.

Levitas são pessoas separadas para levar a arca da aliança do Senhor, abençoar pessoas e servir na casa do Senhor;
Levitas não são apenas músicos, existiam os porteiros que não tocavam nem cantavam, mas eram encarregados de cuidar da arca. É preciso pessoas para vigiar e interceder pelo ministério. 


O levita tem que estar com a mesma visão do ministério a qual pertence independente de seus objetivos pessoais. São pessoas santificadas (separadas) para levar a Arca de Deus (I Cron 15:2) “Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente”. Não espere que ninguém faça o seu trabalho e nem deixem que outras pessoas que não foram separadas realizem esse trabalho que Deus confiou aos levitas.
Outro ponto importante é que o levita tem o papel de unir Jesus a sua esposa que é a igreja, conforme escrito em Genesis 29:34 “E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi”. Podemos ver esse papel sendo realizado na maioria das igrejas evangélicas, na qual o louvor precede a palavra de Deus, exatamente para preparar o coração dos fies, para aproximá-los de Deus.


Evangelismo através do louvor

I Coríntios 9:22 “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns”.


O louvor tem muito poder ao contrário do que muitos pensam, o louvor tem o poder de transformar vidas, como pode ser visto na passagem de I Samuel 16:23 “E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele”.

Através do louvor, com letras baseadas nas sagradas escrituras e com muita adoração, é possível fazer com que as pessoas tenham um encontro com Deus e fazer com que o filho pródigo retorne ao seu Pai.
Louvor é arma de guerra, Atos 16:25-26 “E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos”.