sexta-feira, 25 de março de 2011

O que é ser Levita?



Hoje em dia o título de “levita” é dado normalmente ao grupo de louvor de uma congregação. Mas o que é realmente ser um levita? E qual sua verdadeira função?
Primeiramente, ser um levita não é apenas ir à igreja, subir no púlpito e cantar ou tocar. As escrituras afirmam em Oséias 4.6 “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”.

Levitas são pessoas separadas para levar a arca da aliança do Senhor, abençoar pessoas e servir na casa do Senhor;
Levitas não são apenas músicos, existiam os porteiros que não tocavam nem cantavam, mas eram encarregados de cuidar da arca. É preciso pessoas para vigiar e interceder pelo ministério. 


O levita tem que estar com a mesma visão do ministério a qual pertence independente de seus objetivos pessoais. São pessoas santificadas (separadas) para levar a Arca de Deus (I Cron 15:2) “Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente”. Não espere que ninguém faça o seu trabalho e nem deixem que outras pessoas que não foram separadas realizem esse trabalho que Deus confiou aos levitas.
Outro ponto importante é que o levita tem o papel de unir Jesus a sua esposa que é a igreja, conforme escrito em Genesis 29:34 “E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi”. Podemos ver esse papel sendo realizado na maioria das igrejas evangélicas, na qual o louvor precede a palavra de Deus, exatamente para preparar o coração dos fies, para aproximá-los de Deus.


Evangelismo através do louvor

I Coríntios 9:22 “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns”.


O louvor tem muito poder ao contrário do que muitos pensam, o louvor tem o poder de transformar vidas, como pode ser visto na passagem de I Samuel 16:23 “E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele”.

Através do louvor, com letras baseadas nas sagradas escrituras e com muita adoração, é possível fazer com que as pessoas tenham um encontro com Deus e fazer com que o filho pródigo retorne ao seu Pai.
Louvor é arma de guerra, Atos 16:25-26 “E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam. E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos”.



8 comentários:

  1. Graça e paz ,amados


    Ser levita é ter realmente um compromisso com Deus é uma tarefa difícil, afinal tem o objetivo de fazer com que o povo adore em espírito e em verdade e o mais importante buscar a face de Deus.
    Vale a pena ressaltar que é preciso estar com a vida diante do altar do Senhor,levando a serio e sendo maduros ,buscando crescer com o Senhor e na palavra.

    ResponderExcluir
  2. Gloria a Deus pela vida de vcs e dessa banda que vejo ... Deus usando... além de louvarem ao Senhor, podemos ver com esse blog, que vocÊs não leem a biblia... mas que a vivem ...

    abraço galera !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz !


    Ser levita é muito alem de tocar é viver a palavra do Senhor, ser usado como um instrumento afinado nas mãos do Pai, continuem sendo benção, e que alcancem muitas vidas em nome do NOSSO JESUS

    ResponderExcluir
  4. Como lidar com o profissionalismo dentro das igrejas?

    ResponderExcluir
  5. Esse tema é bem polêmico, as vezes difícil até de falar, pois alguns podem se achar julgados... mas a realidade é quem em muitas igrejas, encontramos pessoas que estão lá como se fossem obrigação estar lá, temos que ter em vista que vamos a igreja para manter a comunhão com os irmãos, pois como pode alguém amar a Deus e desprezar a seu irmão???, para olhar para o próximo e juntos olhar para Deus !!!! a forma mais coerente de lidar com isso, é conscientizar através da palavra de Deus, mostrando que fomos chamados para anunciar o evangelho e adorar a Deus todos os dias com as nossas vidas, compartilhando com o nosso irmão, tudo!!!!

    que a doce Paz de Jesus estejam com vocês !!!!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que muitos, deixam a verdadeira "graça" (amor) para serem meros profissionais não somente nos trabalhos ministeriais, como também no seu relacionamento com Deus, na oração, na intimidade ... deixando com que a rotina invada algo que é tão supremo, abalando toda a estrutura espiritual tanto com Deus e com os irmãos, então que venhamos trabalhar por amor ao servir, não apenas por obrigação, ler a biblia por amor, ajudar por amor, orar por amor, jejuar por amor, não por obrigação, responsabilidade, cotidiano ! PEÇA AS CONTAS HOJE MESMO, e viva pela graça ....

    ResponderExcluir
  7. ;DD é isso ai galera,, bem vi que foi citado aqui a atitude de "servir" neh rsrs outro dia eu vi uma frase num livro mto interessante.. dizia assim: - "Se Você não vive para servir, você não serve para viver" então não adianta agt se achar util na vida sendo um bom engenheiro,ou advogada, ou seila oq mais, se nao vivemos para servirmos a DEUS,a quem agt ama, E A QUEM AGENTE NAO AMA !!

    ;DD Paz do Senhoor,e mta benção nesse dia gt!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia pessoal, sou da igreja católica, vivemos algumas realidades diferentes, mas temos o msmo problema!!!! Muitos musicos se impenham demais na tecnica e squecem da unção, a técnica e importantissima, mas um ministro que toca apenas acordes simples porém ungido, e mt melhor do q um cheio de qualificações musicais sem unção....ja imaginaram slash tocando em uma igreja? Ele tem técnica apurada hem rs, mas não daria certo concordam? A técnica aliada a unção faz o melhor ministro de musica, mas se tiver que escolher entre um e outro escolho a unção!!!!
    abraços a todos!!!!

    ResponderExcluir